terça-feira, abril 24

Curiosidades da Vila da Lagoa



Lagoa - origem do nome
Nas imediações da Igreja Matriz de Santa Cruz, ou no local onde ela está implantada, os primeiros povoadores descobriram uma lagoa, que acabaria por estar na origem do nome do concelho.


Porto dos Carneiros
Os primeiros povoadores que chegaram à ilha, achando-a desabitada, não sabiam se nela haveria animais selvagens. Assim, para o confirmarem, lançaram animais domésticos que, caso houvesse animais selvagens, seriam decerto devorados. De entre estes animais contavam-se os carneiros. Ora, quando mais tarde os povoadores passaram por este lugar, acharam-no repleto de carneiros, que se tinham reproduzido em grande números. Assim, passou a chamar-se a este local: Porto dos Carneiros.



«Santo António da Horta».
Segundo uma lenda antiga, a Igreja e o Convento de Santa Cruz foram construídos na actual localização porque, certo dia, Santo António amanheceu na horta que ficava a norte do antigo Convento.
Os frades foram-no buscar, em procissão para a igreja, parcialmente destruída pelo vulcão do Pico João Ramos, donde fugira.
No dia seguinte, amanheceu novamente na horta, donde chegaram à conclusão que Santo António desejava que a construção da nova igreja e convento, fossem naquele sítio. Assim aconteceu.
Daí chamar-se a Santo António do convento de Lagoa, «Santo António da Horta».


Pesquisa realizada pelos alunos do 5ªD, sob a orientação da professora Helena Costa

Etiquetas: